17 de jan. de 2012

A Historia de Christian - O Leão


Christian foi um leão encontrado em 1969 por dois australianos que moravam em Londres, John Rendall e Anthony 'Ace' Bourke na loja de departamentos Harrods. Eles o encontraram, a venda, no departamento de animais exóticos e, comovidos com suas condições e futuro, decidiram comprá-lo.


Um popular vídeo do encontro (editado a partir do documentário) disseminou-se mundialmente, mais de 30 anos após o evento. Em agosto de 2008 o encontro, em suas várias versões, havia sido visto mais de 30 milhões de vezes.



 Rendall E Bourke cuidaram do leão até que ele tivesse um ano de idade. O tamanho cada vez maior de Christian e o custo para mantê-lo fizeram com que eles percebessem que não poderiam mantê-lo em Londres por muito tempo. A solução veio quando Bill Travers e Virginia McKenna, estrelas do filme Born Free, visitaram a loja de móveis de Rendall e Bourke, onde Christian passava seus dias. Travers e McKenna sugeriram, então, que eles pedissem a ajuda de George Adamson, um conservacionista Kenyano que, justamente com sua esposa Joy, foi o assunto de seu filme. Adamson concordou em ajudá-los na adaptação de Christian para a vida selvagem na Reserva Nacional de Kora.

  Adamson gradualmente apresentou Christian a um leão mais velho - 'Boy' - e, subsequentemente, para a filhote fêmea Katiana, na tentativa de formar o núcleo de um novo bando. No entanto, alguns infortúnios assolaram este novo bando: Katiana foi, provavelmente, devorada por crocodilos enquanto bebia água. Outra fêmea foi morta por leões selvagens. Os eventos atingiram 'Boy' de forma tal que ele perdeu sua habilidade de socializar-se com outros leões e humanos. Ele acabou sendo baleado no coração por Adamson, depois de ferir um homem fatalmente.

  
   Desta forma, Christian acabou sendo o único sobrevivente do bando original.
Adamson continuou seu trabalho, e, após um ano o bando estabeleceu-se na região de Kora, tendo Christian como o líder do bando iniciado por 'Boy'.

VEJAM A HISTORIA COMPLETA:




Quando Rendall e Bourke foram informados por Adamson do exitoso resultado em 1971, eles viajaram para o Kenya para visitar Christian. A visita foi filmada e transformou-se no documentário Christian, The Lion at World's End. De acordo com este documentário, Adamson alertou Rendall e Bourke para a possibilidade de Christian não recordar-se deles, mas o filme mostra um leão, inicialmente cauteloso, correndo ao encontro dos dois homens, envolvendo os braços em torno dos seus ombros e lambendo seus rostos. O documentário também mostra as fêmeas Mona e Lisa, e um filhote chamado Supercub saudando os dois homens, devido à influência de Christian.

Rendall conta de um encontro final, ocorrida em 1972. Nesta época, Christian já estava a frente de seu próprio bando, tinha filhotes seus e era quase duas vezes maior do que no vídeo do encontro de 1971. Adamson avisou-os de que a viagem poderia ser em vão, porque ele não via o bando de Chirstian há 9 meses. Entretanto, eles descobriram, ao chegar em Kora, que Christian e seu bando haviam retornado para o complexo de Adamson no dia anterior a sua chegada.

Rendall descreve a visita que ele. Bourke e George Adamson fizeram: "Nos o chamamos, ele levantou e começou a caminhar em nossa direção, lentamente. Então, como se tivesse se convencido de que eramos nós mesmos, ele começou a correr ao nosso encontro, pulando sobre nós e nos abraçando, como ele costumava fazer, colocando suas patas sobre nossos ombros."

 O reencontro durou até o dia seguinte, pela manhã, quando todos foram dormir. De acordo com Rendall, esta foi a última vez que alguém viu Christian.

Vejam Algumas Fotos: 








12 comentários:

Anônimo disse...

Nossa , amo essa história. Terminei de ler o livro hj.

Fiquei muito emocionada com td, chorei mtoo.

Isso que é amor de vdd.

Anônimo disse...

Quando eu soube que eles Nunca mais o viram eu fiquei meio Mal assim....

Até Porque é Maior Amizade que ja Vi!!! Estou muito Emocionado , Muito Mesmo!

katia disse...

Esta história é muito emocionante, mexe com os nossos sentimentos e vemos o quanto ainda temos que aprender! Muito lindo, adorei

Murilo disse...

os animas são os verdadeiros amigos do homem! muito linda a História.

Rodrigo 029 disse...

po eu chorei aqui, velho História emocionante, chorei mesmo. Eu tenho dois pudols que crio com muito carinho e amor, po adorei essa História, chorei d+.

Fatima disse...

Sim, lágrimas, muitas delas. Como é bonito quanto o ser humano respeita os animais e recebe o mesmo carinho de volta. Diferente da enfermeira que matou o cachorrinho! O mundo não precisa dela!

Lucio disse...

ja tinha visto este documentário na TV e gostei muito....

Livia disse...

Tem como não chorar??? Os caras deram qualidade de vida ao bebê Christian e ainda o re introduziram em seu habitat natural e ele foi feliz!!! Grande exemplo de amizade entre humanos e animais "teoricamente" com forte instinto selvagem! Mew, ele além de reconhecer os "pais" ainda apresentou a sua nova família!!! De chorar de tão lindo que é!

Jessica disse...

Lindo!

Rodrigo.R disse...

Essa e a verdadeira amizade,estar com um animal vale mais do estar com algumas pessoas!!!

Associação A.P.K disse...

Por isso nunca deixo maltratarem os animais. Eles nos entendem e nos amam mesmo se fomos estranhos, pobres e temos alguma deficiência.

Anônimo disse...

Meu Deus que historia linnnnda
me acabo de chora toda vez que vejo esse video!!
Realmente uma historia de amor e amizadee!

Postar um comentário